UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Universidade Aberta do Brasil
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Estágio Supervisionado III e Ateliês – Poéticas Contemporâneas/ Diálogos Intermidiáticos
Aluna: Janete Teixeira Cortez de Morais
Professoras: Patrícia Martins e
Daniela Fiuza
Plano de Ação
Introdução:
Andando em busca do estranhamento encontrei um espaço vazio no meio de uma quadra onde não se via nada a não ser uma oficina usando parte deste espaço para colocar os carros que estavam sendo arrumados.
Então pensei este espaço poderia ser melhor utilizado, mas como? O que poderia ser melhor para estas pessoas que moram aqui em volta? Perguntas foram surgindo. Porque não levar a proposta de mudança da estética do lugar.
Objetivo Geral:
Mostrar aquela comunidade que aquele espaço pode ser melhor
utilizado visando o bem estar de todos.
Tendo como referencia Athos Bulcão, um artista que trouxe a arte aos espaços públicos em Brasília, refletir a estética do belo para buscar utilização que traga prazer aos seus moradores.
Objetivos Específicos:
Levar as pessoas do local a questionar o uso do espaço;
Através de slides apresentar aos moradores o trabalho de Athos Bulcão e suas idéias do uso do espaço público para apresentar a arte a um maior numero de pessoas;
Juntamente com os moradores refletir e buscar uma meta de utilização para o espaço;
Ver junto a administração da cidade as possibilidades para uso desse espaço especificamente.
Justificativa:
No Distrito Federal as cidades satélites foram idealizadas no pensar dos urbanizadores foram divididos por quadras onde procurou deixar alguns espaços vazios de utilização pública onde sua comunidade é que reivindica o que pode ser construído.. E foi um desses espaços ainda não utilizado o escolhido na caminhada do estranhamento. Em Samambaia na quadra 122 encontrei este espaço onde com certeza a estética e utilização poderão ser melhorados, possibilitando um olhar de bem estar de quem por ali mora e transita.
Cronograma:
Primeiramente será feito um levantamento com a comunidade através de um questionário que terá como objetivo investigar qual é a visão dos moradores desse espaço. De posse do questionário respondido fazer uma compilação das respostas. Após observar o resultado do questionário elaborar uma carta as autoridades competentes para tornar realidade a construção do que foi resolvido pelos moradores. Após essas ações procurar reunir o maior numero de pessoas para colocar no papel em forma de desenhos como poderia ficar o local depois de pronto sendo esse trabalho anexado a carta onde se as autoridades terão uma visão real do que aqueles moradores precisam. De posse desse material protocolar na administração essa requisição dessas pessoas.
Metodologia:
Para iniciar o trabalho distribuir um questionário escrito aos moradores onde serão feitas perguntas relativo ao espaço e o que cada um pensa sobre isso.
Utilizar a idéia do desenho para dar realidade ao pensamento de todos.
Em uma roda de conversa finalizar o trabalho
Avaliação:
A avaliação se dará por meio de uma conversa com os moradores sobre a carta que foi resultado da pesquisa e a cobrança que deverá ser efetuada pelos moradores.
Bibliografia:
Módulo 7 – Licenciatura em Artes Visuais – UFG
Ambiente Virtual da UFG FAV
Nenhum comentário:
Postar um comentário